Comunidades Digitais - Espaço Virtual de Desenvolvimento Local

From P2P Foundation
Revision as of 19:44, 11 March 2013 by Janice (talk | contribs) (Created page with "{{WikiSprint-Brazil |Title/Name=Comunidades Digitais - Espaço Virtual de Desenvolvimento Local |Main URL=http://www.bemestarbrasil.org.br |Short description=Construção de b...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Participants

Location

{{#display_map:-21.7539815, -41.33891410000001|width=400|height=300|zoom=2}}

Description

Projeto com objetivo de empoderamento popular através de TICs. Construção de provedores comunitários com gestão local, através de Associações de Moradores/ONGs e qualquer outra entidade interessada. O projeto tem a proposta de mudança sócio-cultural, política e educacional. Trata-se de um espaço virtual de desenvolvimento local e regional através da troca de informação, geração de cursos em EaD por demanda, participação popular em políticas locais, desenvolvimento de empreendimentos populares sustentáveis e solidários e estímulo ao exercício da cidadania.

O “Comunidades Digitais” faz parte do “Instituto Bem Estar Brasil”, que tem como objetivo promover a inclusão social e digital da população através de serviços tecnológicos gratuitos. O Instituto tem como principais parceiras a GM Soft Design (empresa de TI fundada em 1995) e UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e através dela acessam conteúdos de capital intelectual necessário para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e de caráter social. O Instituto disponibilizou todo seu potencial para produzir benefícios para o desenvolvimento da população. Projetos como: educação à distância, treinamento e disseminação do conhecimento para utilização de técnicas desenvolvidas em ICTs direto para a comunidade e a disponibilização de ferramentas de controle social para o exercício da cidadania. Este tipo de iniciativa é apoiado com fervor pelos governos federais e estaduais, bem como, entidades privadas com responsabilidade social. Com isto, tem-se acesso aos editais de inclusão digital, de proteção ambiental e desenvolvimento social para ampliar a captação de recursos para a aplicação dos projetos citados.

Hoje, o projeto que está em funcionamento é a distribuição gratuita de acesso à internet banda larga.

Quotations

Links and references

Instruções de como construir um provedor comunitário Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=qYggXtFcYqQ Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=ij7wj9bBP6I

Telefones: 22-2726-9178 – 22-8842.0482 twitter: bebrasil

Related projects